
Fernanda Morena
Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (19) o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) dos Estados Unidos em Porto Alegre. O prédio, situado na Av. Carlos Gomes, 1501, receberá a entrega de documentação e fará o recolhimento de digitais de quem deseja tirar o visto para os EUA pela primeira vez – a entrevista presencial seguirá sendo feita nos Consulados em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Para quem quiser renovar o visto, o processo será todo feito no Casv local.
Seja para renovar o visto ou adquirir o documento pela primeira vez, é preciso agendar um horário pelo site ou marcar pelo telefone (51) 3251-0321. A marcação do horário é feita mediante a comprovação de pagamento da tarifa, que pode ser feito via boleto bancário ou pelo cartão de crédito. Somente com um horário agendado é que o atendimento é feito – ninguém é autorizado a entrar no prédio sem tal autorização.
Dali, o requerente é encaminhado para uma entrevista presencial com representantes consulares em uma das representações diplomáticas dos EUA no país: São Paulo, Rio ou Recife.
Solicitantes com mais de 66 anos e que estejam pedindo vistos para turismo ou negócios poderão fazer todo o processo no centro de Porto Alegre. O Consulado, contudo, poderá solicitar uma entrevista presencial caso julgue necessário.
Até a abertura do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, prevista para acontecer até o final de 2015, o processo deverá seguir desta forma. Para Rodrigo Corradi, o coordenador de relações internacionais da prefeitura, a inauguração do Casv facilitará o processo para que gaúchos viajem ao país norte-americano, mas é um passo apenas. “Queremos o Consulado aqui. Não estamos satisfeitos só com o Centro. É um bom primeiro passo”, apontou Corradi.
Porta fechada

Maria Antonia Pigatto esteve na tarde desta quarta-feira no Casv para dar entrada no processo para renovar seu visto. Sem ter agendado o atendimento, ela não pode sequer entrar no prédio, sendo atendida na rua, sob seu guarda-chuva.
Ela disse ter lido sobre a abertura do Centro e ter decidido ir diretamente: “Achei que poderia resolver tudo aqui”, comenta.
Corradi diz entender que a postura do atendimento pode ser rígida, mas que ela não difere de nenhum outro Casv no mundo. Como não é uma representação diplomática, ela não oferece atendimento – apenas faz a coleta de documentos para emissão do visto. “Não avalio como desrespeitosa, é um processo técnico. Eles não têm funcionários ali para dar informações”, comenta.

No Consulado do Japão, próximo ao prédio do Casv estadunidense, por exemplo, o solicitante pode se apresentar de segunda à sexta-feira pela manhã sem a necessidade de fazer um agendamento. O Japão é um dos países mais exigentes em termos da documentação necessária para emitir autorização de entrada em seu território. O mesmo ocorre com o Consulado português.
Relações crescem
Conforme Corradi, os Estados Unidos anunciaram um investimento no Brasil para este ano e escolheram Porto Alegre e Belo Horizonte como focos de atenção. “Isso é um reconhecimento. Mostra a importância que Porto Alegre tem para suas relações comerciais e internacionais”, defende.
O crescente interesse do país no seu maior parceiro da América do Sul, segundo Corredi, não se dá apenas pelo aumento do número de visitantes e turistas em negócios, mas também nas ações bilaterais desenvolvidas entre a capital gaúcha e estados norte-americanos. “Tratamos diretamente com cidades inovadoras. Estamos em contato com São Francisco, Tampa e outras. Ontem recebemos uma delegação de Albuquerque, hoje de Oregon e Portland. Somos testemunhas de um relacionamento cada vez mais intenso.”
Em outubro do ano passado, a capital gaúcha recebeu a Semana dos Estados Unidos. O evento foi promovido pelo Consulado dos EUA em São Paulo. O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre e teve como intuito principal anunciar a abertura do Consulado no sul do país no final de 2014.