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11 de fevereiro de 2016
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09:53

Com reajuste da tarifa, novo sistema de transporte da Capital entra em vigor até 1ª quinzena de março

Por
Sul 21
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No começo, o novo sistema terá 25% da frota com ar-condicionado. Também haverá Conselho de Usuários para ajudar fiscalizar serviço | Foto: Caroline Ferraz/Sul21
No começo, o novo sistema terá 25% da frota com ar-condicionado. Também haverá Conselho de Usuários para ajudar fiscalizar serviço | Foto: Caroline Ferraz/Sul21

Jaqueline Silveira 

Entre o final deste mês e a primeira quinzena de março, o novo sistema de transporte público da Capital deverá entrar em operação. Junto, começará a vigorar a nova tarifa, que hoje é de R$ 3,25. “De março não passa, se pudesse seria amanhã”, afirmou o gerente executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Luiz Mário Magalhães Sá, sobre a pressa das empresas em operacionalizar o sistema logo. Licitado em 2015, o serviço será operado pelas mesmas empresas que atualmente administram o transporte de Porto Alegre, a diferença é que agora haverá um contrato com critérios e regras a serem cumpridas pelas concessionárias. Hoje, o serviço funciona por meio de uma permissão.

Para operacionalizar o serviço, as concessionárias terão de se adequar às exigências do edital  (confira abaixo), como 25% da frota com ar-condicionado e instalação de GPS em todos os coletivos, o que possibilitará identificar atrasos das linhas. No começo, 72 novos veículos serão acrescentados à frota, que atualmente é de 1.709 carros. Já a cada ano, em média, serão renovados 180 ônibus. Uma das inovações do edital é a criação de um Conselho de Usuários, que terá a tarefa de auxiliar o poder público na fiscalização da qualidade do transporte. Para fazer a avaliação sobre a qualidade do serviço prestado, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) levará em conta os critérios confiabilidade, segurança e relacionamento com o usuário. Na tentativa de diminuir a superlotação dos coletivos, uma rotina atualmente, o edital reduziu de seis para quatro o número de passageiros por metro quadrado.

 O início do serviço contará com 72 novos ônibus|Foto: Guilherme Santos/Sul21
O início do serviço contará com 72 novos ônibus. A cada ano, em média, devem ser renovados 180 coletivos |Foto: Guilherme Santos/Sul21

Presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari disse que os fiscais do órgão estão fazendo a auditoria com o fim de verificar se as concessionárias cumpriram todas as exigências estebelecidas no contrato para “agendar” o início do novo sistema. “Pretendemos (que seja) na última semana de fevereiro ou na primeira quinzena de março”, completou Cappellari, sobre a data da ordem de início da operação.

Já o gerente executivo da ATP explicou que as concessionárias estão “correndo contra o tempo” para colocar o sistema em vigor o quanto antes, contudo, o início está dependendo da entrega de parte dos 280 novos ônibus pelas fábricas. A demora, conforme ele, é causada pelo “período difícil” que as empresas enfrentam devido à crise econômica, principalmente devido à concessão de férias coletivas a trabalhadores. “Eles (fabricantes) estão fazendo o máximo e nós estamos naquela situação, de correr contra o tempo. Temos a maior pressa, estamos pagando o novo valor dos salários dos motoristas e cobradores”, justificou Sá, sobre o dissídio dos rodoviários  de 11,81% – 0,5% de aumento real – concedido no começo deste mês, data-base da categoria.

Reajuste da tarifa pode ser significativo

Por esse motivo, as concessionárias aceleram o processo para que o novo aumento da passagem entre em vigor o mais rápido possível para equilibrar os custos. “Só sai o reajuste da tarifa no momento da entrada da nova operação. Estamos no prejuízo”, acrescentou o representante da ATP. O dissídio dos rodoviários, segundo Sá, responde por 45% no cálculo da planilha de custos.

Na proposta entregue pelas empresas em 6 de julho, o preço da tarifa apresentado foi de R$ 3,46, valor que agora será atualizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e também com base no dissídio dos rodoviários. “Vai ter uma atualização tarifária dentro dos critérios estabelecidos. Infelizmente, a inflação explodiu. Não se imaginava que os rodoviários receberiam 12% de dissídio”, afirmou o presidente da EPTC, sobre os reflexos do aumento da inflação, indicando que o reajuste da passagem poderá ser significativo no bolso do usuário.

Os consórcios que irão operar o transporte público

Bacia Norte

Lotes 1 e 2

Vencedor – Mob Mobilidade em Transportes

Empresas – Sopal/Nortan/Navegantes

Bacia Sul

Lotes 3 e 4

Vencedor – Consórcio Sul

Empresas – Trevo/Viação Alto Teresópolis Cavalhada/Viação Belém Novo/Restinga

Bacia Leste

Lote 5

Vencedor – Consórcio Vialeste

Empresas – Viação Alto Petrópolis/Auto Viação Presidente Vargas/Viação Estoril

Lote 6

Vencedor – Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste – Mais

Empresas – Sudeste e Gasômetro

 

Exigências do edital:

– Aumento de 72 novos veículos. Hoje, a frota é de 1.709 ônibus

-Início da operação com 25% dos ônibus com ar-condicionado. Em 10 anos, 100% da com o equipamento

– Acessibilidade em toda frota

– Todos os veículos terão de instalar GPS

– Criação do Sistema de Qualidade de Serviço para analisar o grau de qualidade do atendimento prestado à população, podendo resultar em penalizações para as empresas, com multas revertidas para a qualificação do transporte

– Criação do Conselho de Usuários para ajudar o poder público a fiscalizar o transporte

– Determinação de quatro passageiros por metro quadrado e não mais seis


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