
Jaqueline Silveira
Entre o final deste mês e a primeira quinzena de março, o novo sistema de transporte público da Capital deverá entrar em operação. Junto, começará a vigorar a nova tarifa, que hoje é de R$ 3,25. “De março não passa, se pudesse seria amanhã”, afirmou o gerente executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Luiz Mário Magalhães Sá, sobre a pressa das empresas em operacionalizar o sistema logo. Licitado em 2015, o serviço será operado pelas mesmas empresas que atualmente administram o transporte de Porto Alegre, a diferença é que agora haverá um contrato com critérios e regras a serem cumpridas pelas concessionárias. Hoje, o serviço funciona por meio de uma permissão.
Para operacionalizar o serviço, as concessionárias terão de se adequar às exigências do edital (confira abaixo), como 25% da frota com ar-condicionado e instalação de GPS em todos os coletivos, o que possibilitará identificar atrasos das linhas. No começo, 72 novos veículos serão acrescentados à frota, que atualmente é de 1.709 carros. Já a cada ano, em média, serão renovados 180 ônibus. Uma das inovações do edital é a criação de um Conselho de Usuários, que terá a tarefa de auxiliar o poder público na fiscalização da qualidade do transporte. Para fazer a avaliação sobre a qualidade do serviço prestado, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) levará em conta os critérios confiabilidade, segurança e relacionamento com o usuário. Na tentativa de diminuir a superlotação dos coletivos, uma rotina atualmente, o edital reduziu de seis para quatro o número de passageiros por metro quadrado.

Presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari disse que os fiscais do órgão estão fazendo a auditoria com o fim de verificar se as concessionárias cumpriram todas as exigências estebelecidas no contrato para “agendar” o início do novo sistema. “Pretendemos (que seja) na última semana de fevereiro ou na primeira quinzena de março”, completou Cappellari, sobre a data da ordem de início da operação.
Já o gerente executivo da ATP explicou que as concessionárias estão “correndo contra o tempo” para colocar o sistema em vigor o quanto antes, contudo, o início está dependendo da entrega de parte dos 280 novos ônibus pelas fábricas. A demora, conforme ele, é causada pelo “período difícil” que as empresas enfrentam devido à crise econômica, principalmente devido à concessão de férias coletivas a trabalhadores. “Eles (fabricantes) estão fazendo o máximo e nós estamos naquela situação, de correr contra o tempo. Temos a maior pressa, estamos pagando o novo valor dos salários dos motoristas e cobradores”, justificou Sá, sobre o dissídio dos rodoviários de 11,81% – 0,5% de aumento real – concedido no começo deste mês, data-base da categoria.
Reajuste da tarifa pode ser significativo
Por esse motivo, as concessionárias aceleram o processo para que o novo aumento da passagem entre em vigor o mais rápido possível para equilibrar os custos. “Só sai o reajuste da tarifa no momento da entrada da nova operação. Estamos no prejuízo”, acrescentou o representante da ATP. O dissídio dos rodoviários, segundo Sá, responde por 45% no cálculo da planilha de custos.
Na proposta entregue pelas empresas em 6 de julho, o preço da tarifa apresentado foi de R$ 3,46, valor que agora será atualizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e também com base no dissídio dos rodoviários. “Vai ter uma atualização tarifária dentro dos critérios estabelecidos. Infelizmente, a inflação explodiu. Não se imaginava que os rodoviários receberiam 12% de dissídio”, afirmou o presidente da EPTC, sobre os reflexos do aumento da inflação, indicando que o reajuste da passagem poderá ser significativo no bolso do usuário.
Os consórcios que irão operar o transporte público
Bacia Norte
Lotes 1 e 2
Vencedor – Mob Mobilidade em Transportes
Empresas – Sopal/Nortan/Navegantes
Bacia Sul
Lotes 3 e 4
Vencedor – Consórcio Sul
Empresas – Trevo/Viação Alto Teresópolis Cavalhada/Viação Belém Novo/Restinga
Bacia Leste
Lote 5
Vencedor – Consórcio Vialeste
Empresas – Viação Alto Petrópolis/Auto Viação Presidente Vargas/Viação Estoril
Lote 6
Vencedor – Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste – Mais
Empresas – Sudeste e Gasômetro
Exigências do edital:
– Aumento de 72 novos veículos. Hoje, a frota é de 1.709 ônibus
-Início da operação com 25% dos ônibus com ar-condicionado. Em 10 anos, 100% da com o equipamento
– Acessibilidade em toda frota
– Todos os veículos terão de instalar GPS
– Criação do Sistema de Qualidade de Serviço para analisar o grau de qualidade do atendimento prestado à população, podendo resultar em penalizações para as empresas, com multas revertidas para a qualificação do transporte
– Criação do Conselho de Usuários para ajudar o poder público a fiscalizar o transporte
– Determinação de quatro passageiros por metro quadrado e não mais seis