

Da Redação*
Implantada em junho de 2011 na Capital, a coleta automatizada de resíduos orgânicos e rejeito será ampliada a partir desta sexta-feira (15), com o início da instalação de mais 680 contêineres. A partir da ampliação, conforme o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), 19 bairros serão contemplados integralmente com o serviço e outros oito serão atendidos parcialmente.
Agora, a coleta integral abrangerá o Centro Histórico, Independência, Bom Fim, Farroupilha, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Auxiliadora, Mont’Serrat, Bela Vista, Rio Branco e Praia de Belas. Já os bairros Floresta, São João, Higienópolis, Petrópolis, Santa Cecília, Santana, Azenha e Menino Deus disponibilizarão do serviço parcialmente. Atualmente, a coleta automatizada atende 13 bairros, cinco deles integralmente.
Além dos 680 contêineres, que começam a ser instalados nesta sexta-feira e seguem até o dia 20 de janeiro, haverá uma segunda etapa prevista para iniciar no mês de março. Serão mais 520 reservatórios, contabilizando 1,2 mil contêineres ao final. O serviço será realizado pela Conesul, empresa vencedora da licitação.
Conforme o diretor-geral do DMLU, André Carús, a coleta domiciliar será mantida nas regiões atendidas até o fim da instalação dos contêineres. “Ou seja, se a primeira etapa de instalação for concluída até o dia 20 de janeiro, no dia 21 já não teremos a coleta domiciliar nestes locais. Já a coleta domiciliar das ruas atendidas na segunda etapa de instalação dos contêineres deve ser encerrada no dia 7 de março”, esclareceu ele. E prosseguiu: “Nossa intenção é garantir que os moradores não fiquem desassistidos, mesmo que haja problemas no cumprimento integral dos roteiros de instalação devido à complexidade da operação.”
Desde o dia 28 de setembro de 2015, segundo Carús, nos 19 bairros contemplados com o serviço integralmente está ocorrendo a coleta seletiva de resíduos recicláveis três vezes por semana, com fim de sensibilizar a população a descartar apenas resíduos domiciliares nos contêineres.
Bairros que serão atendidos pela coleta automatizada:
Bairros atendidos totalmente – Centro Histórico, Independência, Bom Fim, Farroupilha, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Auxiliadora, Mont’Serrat, Bela Vista, Rio Branco e Praia de Belas.
Bairros atendidos parcialmente – Floresta, São João, Higienópolis, Petrópolis, Santa Cecília, Santana, Azenha e Menino Deus.
O que pode ser descartado nos contêineres
– A coleta automatizada só recebe resíduos orgânicos e rejeito. Os resíduos recicláveis devem ser disponibilizados para a Coleta seletiva atendendo os dias e horários do serviço. O descarte inadequado de resíduos pode gerar multas que vão de R$ 297,35 a R$ 4.757,62.
Resíduos orgânicos – Todo resíduo de origem vegetal ou animal, como, por exemplo, carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.
Rejeito – Papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonete, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.
*Com informações da assessoria de imprensa do DMLU