Cidades|Em Destaque
|
28 de agosto de 2015
|
20:13

Coleta itinerante de lâmpadas começa neste sábado na Capital

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
As lâmpadas descartadas terão um destino adequada. Cada pessoa poderá levar até cinco nos lugares de coleta|Foto: Guilherme Santos/Sul21
As lâmpadas descartadas terão um destino adequada. Cada pessoa poderá levar até cinco nos lugares de coleta|Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação*

Neste sábado (29), Porto Alegre começa a colocar em prática o projeto-piloto de coleta itinerante de lâmpadas fluorescentes. Inédita no país, a iniciativa ocorrerá por 12 edições e cada pessoa poderá levar até cinco lâmpadas a um dos lugares de coleta, nos horários determinados pelo calendário (confira abaixo). O Grêmio Náutico União, localizado no Alto Petrópolis, será o primeiro local e estará aberto para receber o material, das 9h às 17h. Já o recolhimento e a destinação adequada às lâmpadas serão divididos entre as empresas Reciluz e Apliquim Brasil. A cada edição, uma delas ficará encarregada da tarefa.

O termo de cooperação assinado na última terça-feira (25) entre as duas empresas, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o Ministério Público e a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) antecipa o acordo setorial nacional da logística reversa de lâmpadas fluorescentes.

Na assinatura do termo de cooperação, o diretor-geral do DMLU, André Carús destacou as parcerias para reciclagem|Foto: Maia Rubim/PMPOA
Na assinatura da cooperação, o diretor-geral do DMLU, André Carús, destacou que  é possível fechar um acordo local|Foto: Maia Rubim/PMPOA

O projeto de coleta itinerante terá duração de 90 dias. Após esse prazo, serão avaliados os resultados e, então, o grupo definirá a continuidade ou não da iniciativa. “Durante esse período, além da coleta itinerante, vamos tentar produzir um acordo setorial local para o setor que sirva de modelo a todo o país. Não precisamos esperar o acordo nacional”, enfatizou o diretor-geral do DMLU, André Carús. “Em parceira com o MP e as entidades representativas do setor, podemos fazer avançar a logística reversa de lâmpadas e outros setores em nível local”, completou ele.

Do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (Caocon) do Ministério Público, a promotora de Carolina Vaz explicou que a iniciativa tem por objetivo mostrar aos consumidores seu papel relevante na concretização de ações de logística reversa. “Contamos com o apoio não apenas dos setores privados, mas também dos consumidores, para por em prática o que já é uma imposição legal e que não depende de um acordo nacional para ser implantado”, afirmou ela, referindo-se à logística reversa. O Caocon, aliás, foi responsável por propor a parceria entre a administração pública e a iniciativa privada.

Também parceiro da iniciativa, o presidente da Agas, Antonio Cesa, ressaltou a importância do compartilhamento de responsabilidades. “Somos parceiros nesta campanha e vamos ampliar o debate dos resíduos na Agas, promovendo curso de capacitação e reciclagem em parceria com o DMLU”, informou o dirigente da Agas.

O projeto de coleta itinerante de lâmpadas fluorescentes faz parte da Campanha ReciclaPoa. Por meio dessa iniciativa, já foram implementados a Coleta Itinerante de Eletrônicos, do Poa Sem Bituca e da Troca Solidária de Livros.

Cronograma da coleta de lâmpadas até mês de setembro

29 de agosto

Local – Grêmio Náutico União, Rua Armando Pereira Câmara S/N,  Alto Petrópolis

Horário – Das 9h às 17h

5 de setembro

Local – Usina do Gasômetro, Avenida Presidente João Goulart, 55, Centro

Horário – Das 9h às 17h

12 de setembro

Local– Estacionamento do Beira Rio

Horário – Das 9h às 17h

19 de setembro

Local – Praça Jardim Europa, Avenida Túlio de Rose, S/N, Bairro Passo d’Areia

Horário – Das 9h às 17h

29 de setembro

Local – Praça Tristeza, Avenida Otto Niemeyer, esquina com a Wenceslau Escobar, Bairro Tristeza

Horário -Das 9h às 17h

*Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura

 


Leia também