Cidades
|
7 de agosto de 2020
|
20:03

Prefeitura abre cadastramento de espaços culturais para receber recursos da Lei Aldir Blanc

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Prefeitura abre cadastramento de espaços culturais para receber recursos da Lei Aldir Blanc
Prefeitura abre cadastramento de espaços culturais para receber recursos da Lei Aldir Blanc
Auxílio emergencial foi aprovada para socorrer o mercado cultural afetado pela crise do coronavírus. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

Recentemente aprovada, a Lei de Emergência Cultural, conhecida como a Lei Aldir Blanc, começará a vigorar em Porto Alegre. Espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram suas atividades interrompidas por causa da crise do coronavírus, têm até o dia 22 de agosto para se cadastrar e se habilitar ao recebimento do subsídio emergencial previsto na lei.

“Damos início a uma etapa importante do processo. Este mapeamento irá guiar nossos próximos passos e deliberações em relação aos procedimentos da lei”, diz Luciano Alabarse, secretário municipal da Cultura. Segundo a Prefeitura, o cadastramento também irá orientar o governo municipal na elaboração de outras ações complementares, como editais, por exemplo.

A Lei de Emergência Cultural vai destinar R$ 155 milhões ao Rio Grande do Sul, a serem repassados a trabalhadores da cultura e espaços culturais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Deste valor total, R$ 70 milhões irão para o Estado, e R$ 85 milhões serão distribuídos aos municípios gaúchos, sendo aproximadamente R$ 9,2 milhões para ações que compreendam o auxílio emergencial a espaços culturais da Capital, lançamento de editais e outros mecanismos de apoio à cadeia econômica da cultura. A lei ainda precisa ser regulamentada para que os recursos cheguem ao Estado.


Leia também