Cidades
|
21 de março de 2020
|
14:52

Coronavírus: Prefeitura de Porto Alegre interdita duas igrejas no Centro

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Coronavírus: Prefeitura de Porto Alegre interdita duas igrejas no Centro
Coronavírus: Prefeitura de Porto Alegre interdita duas igrejas no Centro
Equipes de fiscalização contaram com apoio da Guarda Municipal na ação | Foto: Alex Rocha/PMPA

Da Redação

Em ação realizada na manhã deste sábado, agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) interditaram os templos das Igrejas Universal e Internacional da Graça de Deus, localizadas na avenida Julio de Castilhos, no Centro Histórico. Segundo a Prefeitura, a justificativa para a interdição é o risco iminente à saúde coletiva e o descumprimento do Decreto 20.523, publicado na última terça-feira (17), que ordenou o fechamento de espaços como igrejas, museus, bibliotecas, entre outras atividades. Desde então, os eventos religiosos estão proibidos na Capital.

Leia mais:
Em novo decreto, Prefeitura de Porto Alegre ordena fechamento do comércio, serviços, indústria e construção civil

Sobe para 56 o número de casos confirmados de coronavírus no RS
Porto Alegre decreta situação de emergência: saiba o que fecha e o que segue funcionando
Prefeitura de Porto Alegre usa viaturas para pedir que pessoas não saiam de casa

Ainda segundo a Prefeitura, um vídeo flagrou fiéis saindo da Igreja Universal pela porta dos fundos após um culto na noite de sexta (20). “Não podemos admitir que nenhuma instituição ou estabelecimento quebre os protocolos neste momento de emergência e enfrentamento do coronavírus. Todo espaço com grande concentração de público deve fechar imediatamente para a saúde e segurança de todos”, disse o Diretor de Fiscalização da SMDE, Denis Carvalho.

Os agentes do órgão adesivaram todas portas dos templos e seguirão atuando para garantir o cumprimento do decreto. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal. “Nossas ações visam à manutenção da saúde de todos. Pedimos a compreensão das igrejas neste momento, para que preservem a vida de seus fiéis, independente de religião”, destaca Carvalho.

O fechamento de templos faz parte das medidas determinadas pela Prefeitura para que a cidade adote o distanciamento social, prática recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o avanço do coronavírus.

A Prefeitura informa ainda que locais abertos em contrariedade a decretos municipais podem ser denunciados pelo telefone 156 ou pelo portal de Atendimento ao Cidadão.


Leia também