
Da Prefeitura de Canoas
A mobilização do Dia D de Combate à Dengue em Canoas registrou 31.106 residências visitadas, o equivalente a mais da metade das visitações realizadas pelos militares da aeronáutica em toda a Região Sul, que foram 61 mil. Os dados foram anunciados pela equipe do V Comar, durante a Reunião do Comitê de Combate à Dengue, realizada na manhã de quarta-feira (17).
Ainda na quarta, durante o trabalho conjunto de agentes do Município e militares, realizado na Vila Militar, foram vistoriados 164 imóveis, sendo 144 fechados, três recusados e quatro com focos. Atuaram nessa ação, 12 agentes e 45 soldados.
Durante a última semana, foram recolhidas 7.420 toneladas de entulhos em todas as regiões da cidade. Isso equivale a 1.060 cargas de caminhões-caçamba. Para isso, foram utilizados seis ônibus cedidos pela Sogal, em parceria com a ação, para o transporte das equipes, 28 caminhões, 17 retroescavadeiras, 17 veículos de pequeno porte, entre outros. A reunião ocorreu na Sala Edgar Fontoura do Gabinete do Prefeito.
Dica de prevenção
A recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde é que a população, principalmente mulheres grávidas, usem calças compridas, sapatos fechados, mangas compridas e coloquem telas nas janelas, especialmente em locais com maior incidência de mosquito.
O uso de repelentes aprovados pela Anvisa é outra recomendação das duas entidades, mas todas as orientações dos rótulos devem ser seguidas, segundo a Anvisa. A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas já disponibiliza às gestantes do Município o repelente de proteção ao mosquito Aedes aegypti. O produto pode ser retirado na rede de farmácias básicas municipais, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.