
Por Txai Ariel de Mello (*)
Da Engajamundo
Nesta quinta-feira (26), em Florianópolis, iniciou a 11º Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas. O evento conta com a participação de mais de mil inscritos de 22 países diferentes e diversas palestras com o objetivo de debater e criar um documento da juventude para a 21° Conferência das Partes de Paris (COP21). Uma vez ao dia é realizada uma conferência on-line, com representantes em 5 continentes do planeta, para criar um manifesto da juventude e ser apresentado durante a conferência de Paris.
O primeiro dia contou com 5 mesas temáticas que tratavam de refugiados climáticos, a questão do Haiti, empoderamento da mulher, saúde e produção visual com a temática socioambiental. Além disso, apresentações de trabalhos, oficinas e programação cultural com o show do grupo Brass Groove Brasil que animou a galera.
Logo à noite, a abertura oficial contou com a presença de mil e trezentas pessoas no auditório Guarapuvu do Centro de Eventos da universidade e, aproximadamente, outras trezentas prestigiando nos telões de fora do auditório. A mesa de abertura foi composta por Raquel Rosenberg, presidente do Engajamundo, ONG organizadora da COY11-Florianópolis; coordenador geral da COY10, Israel Maldonado; encarregado de assuntos consulares da embaixada da Bolívia, Pablo Alarcon; reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider; reitora da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Roselane Neckel; cônsul adjunto para assuntos políticos, Thibault Samson; Consultora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Ministério do Meio Ambiente, Camila Mello e coordenadora geral da conferência da juventude latino-americana sobre mudanças climáticas, Thaianna Cardoso.

A solenidade foi aberta pela reitora da UFSC e logo após o hino nacional teve como destaque o vídeo do discurso feito por Raquel Rosenberg na conferência da ONU em Bonn na Alemanha representando a juventude do hemisfério sul e a palestra magna do Senador e ex-presidente José Pepe Mujica que abordou no seu discurso temas como o meio ambiente, a juventude, a vida, o consumismo, a liberdade individual e a luta por um futuro melhor.
O evento ainda contará com apresentações de especialistas e destaque como Eduardo Jorge, médico sanitarista e político candidato a presidente da república em 2014 , e Daniel Srur, artista visual renomado por suas intervenções urbanas com a temática socioambiental, no dia 28 de novembro (sábado).
(*) Txai Ariel de Mello, 17 anos, aluno do Ensino Médio, é um jovem ativista, integrante da ONG Engajamundo, dedicada a aproximar a juventude brasileira de conferências internacionais.