Breaking News|Últimas Notícias>Política
|
4 de novembro de 2015
|
17:58

Em Brasília, Sartori busca recursos para a Saúde e para obras de prevenção a enchentes

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Sartori em encontro com o ministro da Saúde, Marcelo Castro | Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Sartori em encontro com o ministro da Saúde, Marcelo Castro | Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Da Redação*

O governador José Ivo Sartori (PMDB) reuniu-se na tarde desta quarta-feira (4) com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, em Brasília. Sartori solicitou recursos do Fundo Nacional de Saúde para obras de conclusão do Hospital Regional de Santa Maria, cujo repasse pendente é de em torno de R$ 5 milhões. “Compreendemos a importância da obra para a região e desejamos viabilizar o seu término, por isso pedimos auxílio ao governo federal para obter os recursos necessários”, disse o governador. O ministro se comprometeu a estudar as reivindicações gaúchas.

Sartori tratou ainda de repasses que viabilizem o atendimento no Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, que abrange a macrorregião e foi habilitado para atendimentos em UTI Neonatal. O governador apresentou também um relatório com habilitações em tramitação na Secretaria de Atenção à Saúde (vinculada ao Ministério), referentes a hospitais de Porto Alegre, Caxias do Sul, Faxinal do Soturno, Três de Maio, Ijuí, Erechim, Pelotas, Santo Angelo, Tenente Portela e Sapucaia do Sul.

Mais cedo, o governador reuniu-se com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O objetivo do encontro era solicitar agilidade na liberação de recursos para obras de prevenção a enchentes na Região Metropolitana. Entre as reivindicações, estão estudos e projetos para reduzir o efeito das cheias nos trechos baixos dos rios Caí e Gravataí, no Dique de Eldorado do Sul e nas bacias do Sinos e do Gravataí.

O governador José Ivo Sartori reuniu-se na manhã desta quarta-feira (04) com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab | Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
O governador José Ivo Sartori reuniu-se na manhã desta quarta-feira (04) com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab | Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Um ofício com informações sobre o tema foi entregue por Sartori à presidente da República, Dilma Rousseff, no dia 24 de outubro, durante encontro em Canoas. “É preciso trabalhar para que as dificuldades enfrentadas no presente não se repitam no futuro. As áreas de risco devem ser tratadas de forma diferenciada”, disse o governador, ao afirmar que as intervenções beneficiariam, diretamente, moradores de 30 municípios.

Sartori também abordou questões relacionadas a recursos contratados, no valor de R$ 2,8 bilhões, para obras de abastecimento de água e tratamento de esgoto em cidades gaúchas atendidas pela Companhia Riograndense de Abastecimento (Corsan). “Entendemos que saneamento representa mais saúde e qualidade de vida para a população. Por isso, queremos viabilizar a continuidade de obras importantes, para as quais são necessários recursos do governo federal”, disse o governador.

Como resultado do encontro, na quinta-feira (5), a equipe técnica do governo do Estado se reúne com representantes do Ministério das Cidades, em Brasília, para dar andamento aos assuntos abordados. “Entendemos que o governo gaúcho está fazendo a sua parte e temos interesse em trabalhar integradamente para fazer aquilo que é possível”, destacou o ministro. O tenente-coronel Everton Oltramari, coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, também participou do encontro.

*Com informações do governo do Estado


Leia também