Breaking News|Últimas Notícias>Geral
|
8 de agosto de 2014
|
19:03

Estado pedirá mais prazo para desocupação de área da Avipal, em Porto Alegre

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Estado pedirá mais prazo para desocupação de área da Avipal, em Porto Alegre
Estado pedirá mais prazo para desocupação de área da Avipal, em Porto Alegre

Cláudia Corrêa
Portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Uma petição será remetida à Justiça, em primeira e segunda instância, solicitando prazo de 90 dias para a desocupação de área na Avenida Cavalhada, em Porto Alegre. Essa foi uma das definições da reunião ocorrida nesta sexta-feira (8) pela manhã, na sede da Secretaria de Habitação e Saneamento do Estado (Sehabs), que contou com a presença de órgãos governamentais, Ministério Público (MP) e Departamento de Habitação do Município de Porto Alegre (Demhab).

A petição, que será encaminhada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), solicitará o prazo justificando, com a intenção, de parte do governo, de encaminhar uma solução para as quase 2 mil famílias que ocupam o terreno na Cavalhada. O objetivo do Estado é fazer o cadastramento de todos os ocupantes para posteriormente encaminhá-los a programas de habitação popular, como o Minha Casa Minha Vida.

A prefeitura de Porto Alegre entraria como parceira nesse projeto. “Vamos pedir prazo para o cadastramento, para podermos avaliar as necessidades dos ocupantes e decidir em quais programas as famílias se encaixam. Com isso, podemos evitar novas ocupações e também quaisquer conflitos mais sérios com a retirada”, afirmou o secretário Marcel Frison.

A reunião desta manhã também teve a participação de representantes da Casa Civil, Secretaria da Segurança Pública, Defensoria Pública e técnicos da Sehabs. Eles compõem a comissão instaurada a partir de decreto do governador para encaminhar soluções às desocupações de áreas urbanas, públicas e privadas no Rio Grande do Sul. Prefeitura de Porto Alegre, Ministério Público e Defensoria participaram do encontro como convidados da comissão.


Leia também