

Com 93% dos votos apurados, a professora Helenir Oliveira, representante da chapa 2, está virtualmente eleita em primeiro turno com 38,3% para comandar o maior sindicato do Estado: o Cpers. Uma entrevista coletiva da professora, inclusive, já está marcada para as 17h desta sexta-feira (13), no Sindicato dos Bancários. Em segundo lugar, aparece a Chapa 1, da atual presidente do Cpers, Rejane Oliveira, com 35%. Ela tentava seu terceiro mandato à frente da entidade. Já a Chapa 3, que tem como candidata Neida Oliveira, obteve até agora 22% dos votos e a Chapa 4, da professora Katiana Pinto dos Santos, com 4,3%. Pelo estatuto do sindicato, só ocorreria segundo turno em caso de nenhuma das chapas superar o percentual de 35% dos votos.

A demora para divulgação do resultado ocorreu, segundo o presidente da Comissão Elitral, Marcos Sozo, devido ao atraso da chegada de algumas urnas de municípios do Norte do Estado localizados na divisa de Santa Catarina devido ao mau tempo. Também ocorreu demora em São José Norte, na Região Sul, uma vez que a quinta-feira era feriado no município e, além disso, as urnas têm de ser transportada de barco ou lancha até Rio Grande.
A eleição ocorreu nos dias 10 e 12 de junho. Estavam aptos a votar 81.519 professores dos 42 núcleos de diferentes regiões do Estado, no entanto devem ter participado do processo eleitoral cerca de 35 mil professores.