

Luís Eduardo Gomes
Centenas de funcionários da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB-RS), estudantes e professores de Biologia realizaram um ato na manhã desta quarta-feira (12) na Praça da Matriz para chamar a atenção dos deputados estaduais sobre a importância de manter a entidade aberta. Na semana passada, o governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê a extinção da FZB.
Leia mais:
— Extinção da Fundação Zoobotânica fará RS retroceder à idade das trevas, diz biólogo
— A Importância da Fundação Zoobotânica para a Conservação do Meio Ambiente no RS
“Nem quem propôs o PL fez um diagnóstico do que a gente faz [na FZB]”, disse Ingrid Heybrich, uma das organizadoras do movimento pela preservação da FZB. “Vamos mostrar para os deputados o que a gente faz”, completou.

Os manifestantes começaram a se reunir por volta das 8h30 em frente a Assembleia Legislativa. Organizados com camisetas, cartazes de protestos e apitos, cerca de 200 pessoas participaram do ato. Um carro de som em frente ao Palácio Piratini se revezava entre músicas e manifestação de defesa da FZB. Segundo Ingrid, um dos objetivos do ato é pressionar os deputados a votar contra a extinção da FZB e também para que seja realizada uma audiência pública na AL para debater o tema, o que está sendo discutido nas comissãos de Saúde e Meio Ambiente e de Segurança e Serviços Públicos da Casa.
Nesta quarta, os representantes da FZB também se reúnem com os deputados Jardel (PSD), Alosísio Classmann, Bombeiro Bianchini (PPL), Any Ortiz (PPS), Gabriel Souza (PMDB) e com a bancada do PCdoB. Na quinbta-feira, eles se encontram com o deputado Luís Augusto Lara (PTB), João Reinelli (PV), Eduardo Loureiro (PDT) e Missionário Volntei (PR). Nos próximos dias, eles também serão recebidos pelas deputadas Regina Becker (PDT) e Liziane Bayer (PSB).
O protesto desta quarta faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas para chamar a atenção dos efeitos negativos que o fechamento da FZB teria para o Estado, especialmente nas questões de preservação do meio-ambiente e espécies ameaçadas de extinção. Na terça, foi realizado um abraço coletivo em frente ao Jardim Botânico.
Confira mais fotos da manifestação:




[wp_bannerize group=”banner_interna_semapi”]