
Da Redação
Em convenção nacional realizada em Brasília, neste domingo (22), o PSOL formalizou a a candidatura da ex-deputada Luciana Genro (RS) para concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro. Na chapa com Luciana foi indicado para vice Jorge Paz, membro do diretório paulista da sigla.
Aos 43 anos, Luciana Genro será candidata a Presidenta pela primeira vez. Exerceu dois mandatos de deputada estadual no RS (1995-2002) e dois mandatos de deputada federal (2003-2010), ambas as representações pelo PT, do qual foi expulsa em dezembro de 2003, diante das posições defendidas em relação ao projeto de reforma da Previdência. O mesmo embate também tirou do Partido dos Trabalhadores a ex-senadora Heloísa Helena. Jorge Paz é professor da rede pública em São Paulo e da Executiva da APEOSP, o sindicato dos professores do Estado de São Paulo.
Luciana Genro foi a opção escolhida pelo PSOL depois da renúncia do senador Randolfe Rodrigues, que cogitava se lançar candidato ao governo do Amapá. A candidata a presidente do PSOL comanda atualmente a presidência da Fundação Lauro Campos, vinculada ao partido.