Breaking News|Últimas Notícias>Política
|
7 de setembro de 2014
|
19:07

Pepe Mujica visita o Rio Grande do Sul na quarta-feira

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
O presidente do Uruguai, Pepe Mujica, tratará de ações de cooperação entre uruguaios e gaúchos | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini
O presidente do Uruguai, Pepe Mujica, tratará de ações de cooperação entre uruguaios e gaúchos | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini

Letícia Kiraly
Secom / Palácio Piratini

O presidente do Uruguai,José Pepe Mujica, cumprirá agenda no Estado na próxima quarta-feira (10). A visita envolverá uma série de encontros relativos às ações de cooperação entre o Rio Grande do Sul e o país vizinho, além da participação em um seminário acadêmico.

Às 10h, Mujica visitará o polo de catadores em Novo Hamburgo (Rua Guia Lopes, s/nº), acompanhado de comitiva e do governador Tarso Genro, para conhecer um dos eixos da Cadeia Binacional do PET, projeto desenvolvido pelo RS em parceria com o Uruguai e com o Estado de Minas Gerais.

Às 14h, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, será realizado um ato solene de celebração das relações, junto a uma apresentação das ações de cooperação desenvolvidas entre gaúchos e uruguaios. Em seguida, será concedida entrevista coletiva no Salão Alberto Pasqualini.

“A relação RS-Uruguai é um exemplo de como se pode pensar uma nova forma de integração latino-americana que vai além do livre comércio. Estamos transformando a fronteira em um espaço de desenvolvimento compartilhado, desmistificando o caráter de periferia em um movimento de aproximação da região”, avaliou o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Tarson Nuñez.

Às 18h, no salão de atos da UFRGS, Mujica será painelista da 5ª edição do Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, que traz o tema “Desenvolvimento Sustentável para a Integração Regional do Cone Sul”. O evento, aberto ao público em geral, será transmitido ao vivo pelo site da universidade e terá entrada franca.

O seminário é promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), órgão criado há 23 anos, que busca contribuir para o fortalecimento da universidade pública através da integração e da aproximação com a sociedade. Atualmente, compõem a AUGM 31 instituições públicas de ensino superior da Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e Brasil.

Cadeia Binacional Solidária do PET

A construção do projeto pelo Governo do Estado estabelece que as garrafas PET sejam coletadas e transformadas em flake no Rio Grande do Sul. Após, a cooperativa uruguaia Coopima transformará o material em fibra sintética, e, posteriormente, em Minas Gerais, a Coopertêxtil processará a fibra em fio e tecido.

Na última etapa, as cooperativas de costureiras do RS recebem o tecido ecológico e confeccionam sacolas, calçados, camisetas e outros artigos. O objetivo é consolidar uma cadeia produtiva no setor de reciclagem da garrafa PET entre empreendimentos populares gaúchos, trabalhadores associados do Uruguai e do Estado de Minas Gerais.

Estão envolvidos no projeto 9 mil trabalhadores diretos e 45 mil trabalhadores indiretos. No Rio Grande do Sul, atuam 135 cooperativas e associações de catadores que coletam, reciclam e prensam as garrafas. As cidades-polo da cadeia são Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Jaguarão, Passo Fundo e Canoas.

Projeto integrado de desenvolvimento

O Uruguai foi o primeiro destino internacional da atual gestão do Governo do Estado, com o objetivo de traçar um projeto integrado de desenvolvimento econômico e social. O estreitamento das relações entre o Rio Grande do Sul e o país vizinho resultou em um conjunto de atividades permanentes, tais como:

Meio Ambiente

– Criação de uma agenda ambiental para a região de fronteira com ênfase nas realidades das cidades uruguaias e gaúchas, e na política específica de preservação do Bioma Pampa, definida na IX Reunião de Alto Nível da Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Uruguai-Brasil (RAN), em novembro de 2013.

– Em abril de 2014, foi realizado em Porto Alegre o Seminário Internacional do Bioma Pampa reunindo representantes do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Na ocasião, foi redigida uma Carta de Manifesto na defesa da conservação dos campos nativos da América do Sul. O documento destaca que os governos dos quatro países mobilizam-se para buscar soluções viáveis e cooperativas para conservação dos ambientes campestres desse território. Entre as iniciativas, o Projeto RS Biodiversidade, que busca compatibilizar atividades produtivas e conservação da biodiversidade, e a Alianza del Pastizales, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que finalizou a construção de um índice de conservação dos campos nativos para os quatro países.

Tecnologia da Informação

– Inauguração do 1º Telecentro Binacional da América Latina na fronteira Santana do Livramento-Rivera, em junho de 2013, através da InfoVia Digital, projeto coordenado pela Procergs. A iniciativa marcou a integração das redes de telecomunicações (troca de tráfego de dados via fibra óptica) do Brasil com o Uruguai, bem como o início de um trabalho conjunto na área de inclusão digital. A partir da inauguração do telecentro, também foi disponibilizado sinal de internet livre (wireless) na Praça Internacional de Santana do Livramento, oportunizando aos cidadãos dos dois países acesso livre aos conteúdos da web, a partir de um pré-cadastro.

A criação do telecentro tem como objetivo dotar o Estado de uma rede de alta velocidade, com serviços de transmissão de voz, dados e imagem com qualidade. A intenção é também interligar a iniciativa às 24 escolas públicas da área de Santana do Livramento, aproveitando o programa gaúcho Pronvíncia de São Pedro, que distribui um computador por aluno na região.

Economia Solidária

– Instituição da Cadeia Produtiva Binacional do PET, por meio de termo de cooperação entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, assinado em 8 de novembro de 2011, estabelecendo a coleta de garrafas PET para transformação em flake, no RS. Após, a cooperativa uruguaia Coopima transforma o material em fibra sintética, e, posteriormente, em Minas Gerais, a Coopertêxtil processa a fibra em fio e tecido. Na última etapa, as cooperativas de costureiras gaúchas recebem o tecido ecológico e confeccionam sacolas, calçados, camisetas e outros artigos.

Desenvolvimento social

– A Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Ministério do Trabalho e Seguridade Social do Uruguai, realizou duas edições do “Mutirão Social e do Trabalho/Feria Social y Laboral”, em Santana do Livramento/Rivera e Chuí/Chuy. O evento ofertou uma gama de serviços e atrações ao público, visando facilitar o acesso a documentos, regularização do trabalho informal e divulgação de informações sobre os direitos trabalhistas e previdenciários aos trabalhadores que moram na faixa de fronteira.

Cultura

– Realização anual de um calendário cultural alternado, sempre no mês de maio, com apresentações gratuitas de música, teatro e exposições na Semana da Cultura do RS em Montevidéu (2012 e 2014)/Semana da Cultura do Uruguai em Porto Alegre (2011 e 2013). A iniciativa envolveu dezenas de artistas uruguaios e gaúchos, promovendo uma interação cultural extremamente rica.

– Em agosto de 2014, uma promoção da Secretaria da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC/RS), e do Espacio de Arte Contemporáneo do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai, trouxe à Casa de Cultura Mario Quintana a exposição “LINDE – Cidade Especular”, uma coletiva com obras de artistas do Uruguai, Argentina e Brasil. A mostra é composta por fotografias, esculturas, vídeos, instalações, objetos e web art.

Saúde

– A Secretaria de Saúde atua intensamente na região da fronteira com o país vizinho, especialmente na área de prevenção e controle de doenças. Além disso, existem programas de combate às DSTs, implementados na região fronteiriça pelos ministérios da Saúde do Brasil e Uruguai.

Turismo

– Ação “Rio Grande do Sul, o Estado que tem tudo para você aproveitar o tempo todo”, por meio da parceria entre a Secretaria da Cultura (Setur) e a Intendência de Maldonado. A atividade é decorrente da assinatura do termo de cooperação firmado pela Setur com a Diretoria Geral de Turismo da região uruguaia, em junho de 2012, que visa desenvolver e promover o turismo, estabelecendo estratégias de cooperação conjuntas a fim de ampliar e melhorar o posicionamento de cada uma das partes como destino turístico.

– 1º Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, realizado em julho de 2014, com o objetivo de destacar a singularidade e a diversidade dos produtos de fronteira. Cursos de boas práticas de manipulação de alimentos, palestras, fórum gastronômico, circuitos de pratos e vinhos do pampa e visita às vinícolas foram algumas das atrações do evento.


Leia também