
Da Redação
Os candidatos ao governo do Estado terão uma agenda intensa no dia da eleição. Café da manhã nas sedes partidárias e visitas às emissoras de rádio e TV estão na programação da maioria deles. José Ivo Sartori, do PMDB, e Edison Estivalete, do PRTB, são os únicos que não votam na capital. O primeiro viajará até Caxias do Sul. O segundo vota em Alvorada. No fim do dia, todos eles acompanham a apuração, a maioria nos comitês, acompanhados de apoiadores, esperando estar no segundo turno.
Na véspera, os candidatos têm agenda menos atribulada, com poucos compromissos. A maioria fará caminhadas e carreatas.

Sábado
Ana Amélia Lemos, do PP, estará em Pelotas na manhã que antecede a eleição. Às 9h20 haverá uma concentração na Casa de Ana Amélia seguida por caminhada no calçadão. Na sequência, acontece uma carreata com trio elétrico na região central da cidade. Às 13h, Ana Amélia já estará de volta a Porto Alegre, onde participa de outra carreata, na zona sul.
Embora a militância tenha sido convocada para uma série de manifestações ao longo do dia, a presença do candidato José Ivo Sartori, do PMDB, está confirmada apenas na caminhada que será realizada em Viamão, às 17h, com concentração na Avenida Liberdade (em frente a Igreja Santa Izabel). Carreatas estão programadas mais cedo em Canoas, Cachoeirinha e Alvorada.

O petista Tarso Genro participa da caminhada da vitória, acompanhado por Olívio Dutra e Dilma Rousseff. A concentração acontece na sede municipal do PT, às 15h, na Avenida João Pessoa, 785.
O candidato do PDT, Vieira da Cunha, lidera uma carreata na capital que parte da Praça da Matriz às 10h.
O candidato do PSOL, Roberto Robaina, vai liderar uma caminhada às 10h pela Avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim, junto à Feira Ecológica. Ele estará acompanhado da candidata à presidência Luciana Genro.
O candidato do PRTB, Edison Estivalete, participará de café da manhã com cavalarianos. À tarde, ele fará uma caminhada no centro de Alvorada, a partir da Praça João Goulart, na parada 48.

Domingo
A candidata da coligação Esperança que Une o Rio Grande, Ana Amélia Lemos, cumpre uma agenda intensa na manhã da eleição. A rotina inclui visitas a emissoras de rádio e TV. Às 10h30, ela concede entrevista à Rádio Gaúcha no estúdio móvel PUC-RS, às 11h10, na Rádio e TV Bandeirantes, 12h é a vez da Rádio Guaíba e às 13h da TVCom. Às 14h45 Ana Amélia encontrará o presidente o TRE-RS, Marco Aurélio Heinz, e às 15h encerra a maratona de entrevistas na Rádio Pampa. Às 15h30, Ana Amélia acompanha o voto do vice, Cassiá Carpes, no Teresópolis Tênis Clube. Em seguida, ela segue para Canoas, na região metropolitana, onde acompanha o voto da candidata ao Senado pela Coligação, Simone Leite, às 16h30, no Colégio Espírito Santo. A agenda do dia se encerra às 18h, com o acompanhamento da contagem dos votos no comitê central, na Avenida Erico Veríssimo, 1450.

Candidato pela coligação O Novo Caminho para o Rio Grande, José Ivo Sartori, tomará café da manhã, às 7h, na companhia da chapa majoritária no diretório municipal do PMDB. Entre 8h e 9h30, ele visita emissoras de rádio e TV da capital. Às 10h, fará companhia para o candidato a vice-presidente Beto Albuquerque, que vota no bairro Ipanema. Sartori acompanha também a votação do candidato ao Senado, Pedro Simon, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e do vice, José Paulo Cairoli, na Escola Estadual Daltro Filho, no bairro Auxiliadora. Às 11h, ele viaja para Caxias do Sul, onde vota às 11h40, no Colégio La Salle Carmo, acompanhado de Beto Albuquerque. Às 21h, de volta a Porto Alegre, concede entrevista coletiva no diretório municipal do PMDB.
O representante da Unidade Popular pelo Rio Grande, Tarso Genro, concede entrevista coletiva durante café da manhã no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, entre 7h e 7h45. Em seguida, às 8h15, acompanha o voto da presidente Dilma Rousseff na Escola Estadual Santos Dumont, na Vila Assunção. Ele vota em seguida, no mesmo local. Às 9h15, Tarso acompanha o voto do candidato ao Senado Olívio Dutra no Colégio São João, no bairro Higienópolis. Entre 9h30 e 12h30, visita emissoras de rádio e TV. Às 19h, o candidato concede entrevista coletiva no comitê da Unidade Popular pelo Rio Grande, na Rua Venâncio Aires, 988. O último evento programado é um pronunciamento dirigido à militância do partido, em frente à Sede Municipal do PT na Avenida João Pessoa, 785.

Candidato pela coligação O Rio Grande Merece Mais, Vieira da Cunha toma café da manhã no comitê central do PDT, na Avenida Farrapos, 703, no bairro Floresta. Às 8h30, ele vota no Colégio Bom Jesus Sévigné, no centro de Porto Alegre. Logo depois, acompanha o voto do candidato ao Senado Lasier Martins, na Escola Ernesto Dornelles, localizada na mesma rua. Às 10h, Vieira acompanhará uma missa na paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga, na Restinga. Logo depois, visita veículos de comunicação e locais de votação. Às 15h30, almoça na churrascaria Barranco. A partir das 17h, Vieira acompanha a apuração em casa.
O candidato da Frente de Esquerda, Roberto Robaina, cumprirá agenda ao lado da candidata do PSOL à presidência, Luciana Genro. Entre 8h e 9h, eles tomam café da manhã com militantes na sede do partido, na Ria General Vasco Alves, no centro de Porto Alegre. Entre 9h e 11h30, os dois candidatos visitam separadamente veículos de comunicação. Entre 11h30 e 12h, os dois candidatos votam. Primeiro, Luciana Genro, na Escola APELES Porto Alegre, no bairro Santana. Em seguida, é a vez de Robaina votar, no Colégio Unificado, no centro.

Às 17h, militantes e apoiadores se reúnem na sede do PSOL para acompanhar a apuração dos votos. Entre o fim da tarde e o início da noite, Luciana e Robaina se dirigem para a sede do PSOL, onde realizam um pronunciamento oficial e concedem entrevista coletiva à imprensa.
Estivalete, candidato pelo PRTB, se reunirá com seus apoiadores para o café da manhã, às 8h, na Rua Fernão de Magalhães, 299, em Alvorada. Por volta das 9h, o candidato vota na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel João Carlos Vilagran Cabrita, no bairro Maringá, em Alvorada. O trajeto será feito a cavalo, na companhia de amigos e familiares e deve levar cerca de 20 minutos.