
Usuários do Restaurante Universitário 2 da UFRGS, localizado no Campus Saúde (R. Ramiro Barcelos), relataram sintomas de problemas gastrointestinais — como dor abdominal, náusea, vômitos e diarreia — após consumirem refeições no local na última quinta-feira (5). A informação é da Divisão de Alimentação (DAL) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), responsável pelos restaurantes universitários. Conforme a DAL, nenhum dos casos já conhecidos apresenta gravidade.
As refeições dos restaurantes universitários são produzidas por empresas terceirizadas.
Em nota, a DAL informou que já iniciou um protocolo de investigação, com envio de amostras dos alimentos servidos para análise em laboratório de análises microbiológicas, conforme previsto no contrato com a empresa fornecedora de refeições. O resultado deve ser divulgado em até 7 dias.
Na publicação do Instagram em que a nota foi divulgada, diversos usurários comentaram sobre os sintomas que apresentaram após a refeição na quinta-feira. Alguns também reclamam da falta de higiene em pratos e talheres usados no restaurante universitário. A DAL solicitou aos usuários que sentiram algum sintoma que enviem um relato do problema para o e-mail fiscalizaru@ufrgs.br.