
Na sessão ordinária desta segunda-feira (2), a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou o Sul21 pelos 15 anos de atuação. A proposta foi da vereadora Natasha Ferreira (PT).
“O Sul21 não é apenas um jornal, ele é a voz ativa de uma comunidade que cada vez mais se sente não representada nos veículos tradicionais e que tem sempre vínculos com grandes gestões públicas. O Sul21 tem vínculo com o povo, com a verdade”, afirmou a parlamentar.
Natasha ressaltou o especial Donos da Cidade, dizendo que a série de reportagens “revela o que é, de fato, a cidade de Porto Alegre”.
Repórter e sócio do Sul21, Luís Eduardo Gomes resgatou um pouco da história do jornal, criado em 2010 com a proposta de cobrir diferentes temas sob lentes mais diversas. “Com os protestos de junho de 2013, o Sul21 se consolidou, mostrou a que vinha, cobriu a pauta mais importante do país de dentro das manifestações, com olhos e ouvidos abertos – sempre que as bombas de gás permitiam – deixando claro que um outro jornalismo era possível”, relembrou o jornalista.
O jornal surgiu como aposta ousada de um grupo de advogados trabalhistas, à frente do qual estavam Antônio Castro, Adroaldo Mesquita e Jorge Buchabqui. Em 2019, a equipe, que até então era de funcionários do site, assumiu a gestão do negócio.
“De lá para cá, produzimos inúmeras reportagens de destaque e impacto social. Revelamos planos dos agentes públicos, investigamos, propomos discussões sobre os rumos de Porto Alegre, entrevistamos centenas de pessoas, refinamos o olhar para os temas que foram se mostrando mais urgentes nos últimos anos, ao enfrentarmos uma pandemia e uma grande enchente”, contou Luís.
Apesar das comemorações pelos 15 anos, 2025 começou triste na redação do Sul21. “Marco Weissheimer, um dos nossos sócios e provavelmente o rosto mais conhecido do Sul21 faleceu em janeiro, vítima de câncer. A partida tão precoce do Marco nos dói, mas também nos desafia a nos reinventarmos mais uma vez”, afirmou o repórter.
Além de Natasha, outros parlamentares prestaram suas homenagens ao Sul21. Entre eles, Pedro Ruas (PSOL), Aldacir Oliboni (PT), Paulo Brack (PSOL), Giovani Culau (PCdoB), Jonas Reis (PT), Alexandre Bublitz (PT), Karen Santos (PSOL) e Rafael Fleck (MDB).
Líder do governo de Sebastião Melo (MDB) e colega de partido do prefeito, Idenir Cecchim também usou o microfone para parabenizar o jornal. “Eu posso não concordar, mas eu defendo a liberdade de expressão dos dois lados. Vocês prestam um serviço. Eu acredito no profissionalismo. Não é fácil manter por 15 anos um jornal, seja ele de tendência qualquer”.