Geral
|
28 de maio de 2025
|
18:11

ONU Mulheres indica Edegar Pretto como articulador nacional da Aliança ElesPorElas

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Doe qualquer valor para a chave:
pix@sul21.com.br
A Aliança HeForShe atua junto à sociedade e instituições públicas e privadas em um esforço para transformar masculinidades patriarcais, financiar ações de mobilização e viabilizar ações de inclusão nos diversos setores sociais. Foto: Catiana de Medeiros/Conab
A Aliança HeForShe atua junto à sociedade e instituições públicas e privadas em um esforço para transformar masculinidades patriarcais, financiar ações de mobilização e viabilizar ações de inclusão nos diversos setores sociais. Foto: Catiana de Medeiros/Conab

Edegar Pretto (PT), ex-deputado estadual do RS e presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi apontado pela ONU Mulheres como articulador nacional da Aliança HeForShe (ElesPorElas). Pretto é o primeiro homem a assumir o cargo no Brasil. A cerimônia de posse foi realizada nesta quarta-feira, (28), na Casa da ONU em Brasília, com presença da representante interina da ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino.

O evento também marcou a retomada do movimento HeForShe no país. O projeto é uma iniciativa global da ONU Mulheres que, há uma década, mobiliza homens e meninos como aliados na busca pela igualdade de gênero e no combate à violência contra as mulheres e meninas. A ideia é ampliar a mobilização para que homens públicos assumam o compromisso de enfrentar a violência contra as mulheres e meninas e implementem ações em suas instituições.

“Ser nomeado articulador nacional da Aliança HeForShe é um marco na minha trajetória e um reflexo de muitos anos de caminhada ao lado dos movimentos sociais. Anos de escuta, de aprendizado com as mulheres, de atuação para conscientizar os homens e enfrentar as violências que elas sofrem. Essa nova etapa é um chamado à ação”, destaca Pretto. Ele afirma que, com o cargo, vai mobilizar “empresas, cidadãos e, especialmente, homens públicos dispostos a ouvir, refletir e agir com responsabilidade para enfrentar a epidemia de violência contra as mulheres e meninas”.

Como deputado estadual, Edegar Pretto criou a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres em 2011. Uma das ações mais mais expressivas de Pretto como deputado foi a “Máscara Roxa”, que permitia que mulheres em situação de violência fizessem denúncias de forma sigilosa em farmácias durante a pandemia.

A cerimônia foi prestigiada por autoridades como a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a secretária-executiva dos Direitos Humanos, Janine Mello, e representantes de organizações nacionais e internacionais, embaixadas da Finlândia, Irlanda, Luxemburgo e Áustria, além de membros da ONU, parlamentares, lideranças sociais e convidados ligados à pauta dos direitos humanos e da igualdade de gênero.


Leia também