Geral
|
25 de maio de 2025
|
09:13

Restaurante do Armazém do Campo reabre no SindiBancários nesta quarta-feira (28)

Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

A partir da próxima quarta-feira (28), o SindBancários contará com um novo espaço na sua sede, na Rua General Câmara, 424: o restaurante Armazém do Campo, cuja cozinha será operada por membros do assentamento Integração Gaúcha, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Eldorado do Sul.

O Armazém do Campo faz parte de uma rede de lojas do MST que vende produtos oriundos da reforma agrária e da agricultura familiar. “A gente já vinha mostrando os produtos da reforma agrária, mostrando que ela dá certo”, diz Agatha Picollo, da Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (COCEARGS). 

O antigo restaurante de Porto Alegre, que ficava na Cidade Baixa, fechou em fevereiro de 2024 e, logo depois, surgiu a oportunidade de se mudarem para a Casa dos Bancários. Porém, a enchente atrasou os planos por um ano. No mesmo local onde está o novo restaurante funcionou, por um mês, uma cozinha solidária operada pelo sindicato para distribuir refeições durante a crise climática.

 

O Armazém comercializa produtos que vêm da agricultura familiar e da reforma agrária. Foto: Divulgação

“Nosso objetivo não é a questão comercial, mas a questão política”, destaca Tiago Vasconcellos Pedroso, diretor financeiro do SindBancários. Segundo ele, o foco é em divulgar o CineBancários, um pequeno cinema gerido pelos bancários, e fortalecer o movimento. “O sindicato já é um território de luta. Casam bem as duas coisas”, afirma.

Antes da abertura oficial no dia 28, o SindBancários fará uma pré-inauguração para celebrar o lançamento do documentário curta-metragem, “Marcas D’Água – Memória dos bancários gaúchos nas enchentes de 2024″, que fala sobre o impacto humano, além do profissional, que a catástrofe provocou na vida de milhares de bancários.

“Eu espero uma boa aceitação do restaurante. Eu imagino que isso vá ser positivo para o cinema como passeio cultural”, comenta Pedroso. Para ele, a relação entre o cinema e o restaurante será “simbiótica”. Agatha Picollo espera que o Armazém possa ser “um ponto de encontro. Temos uma boa clientela que nos pede produtos”.

O antigo Armazém do Campo da Cidade Baixa também era conhecido pelos shows e eventos, principalmente as apresentações de samba. No primeiro mês de atuação, o restaurante estará em um período de teste e avaliação. Ainda não há eventos marcados, mas a organização do restaurante diz que é “uma demanda que queremos que aconteça e faremos o possível para isso”. O local abre suas portas nesta quarta (28) às 9h.

Horário de funcionamento: 

Segunda-feira: das 9h às 18h
Terça a Sexta: das 9h às 22h
Sábado e Domingo: 14h às 22h


Leia também