Política
|
20 de maio de 2025
|
15:00

Fernanda Barth (PL) assume Secretaria de Desenvolvimento Econômica de Porto Alegre

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Doe qualquer valor para a chave:
pix@sul21.com.br
Vereadora Fernanda Barth substitui Rosani Pereira, também do PL, na gestão. Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA
Vereadora Fernanda Barth substitui Rosani Pereira, também do PL, na gestão. Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

A partir de segunda-feira, (26), a vereadora Fernanda Barth (PL) substituirá Rosani Pereira, também do Partido Liberal, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (Smdete). Nesta terça-feira (20), ao anunciar a decisão, o prefeito Sebastião Melo (MDB) disse que a mudança faz parte de um “contexto político, que dialoga, constrói e respeita decisões dos partidos que integram a gestão”.

Rosani Pereira estava no comando da pasta desde dezembro de 2024. Na sua despedida, a empresária disse que Porto Alegre tem um “potencial estratégico a ser explorado” na área do turismo. Fernanda Barth, jornalista e mestre em Ciências Políticas, assume a gestão, mantendo a cota do PL no governo Melo. Com a saída de Barth da Câmara, o primeiro suplente do partido é o ex-vereador Alexandre Bobadra (PL).

Em 2023, o TRE-RS cassou o mandato de Alexandre Bobadra após denúncias de abuso de poder econômico em caso revelado pelo Sul21. Já no início deste mês, Bobadra foi indiciado, junto com Pablo Melo (MDB), filho do prefeito Sebastião Melo, e outras 22 pessoas, na Operação Capa Dura da Polícia Civil. A investigação encontrou irregularidades na compra de materiais didáticos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).


Leia também