
A nova rodada da pesquisa Datafolha sobre a popularidade do presidente Lula, divulgada nesta sexta-feira (4) pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta que ele começou a recuperar a aprovação após uma forte queda registrada entre o final do ano passado e o início deste ano. De acordo com o levantamento, 29% dos eleitores consideram o governo Lula como ótimo ou bom, 32% como regular e 38% como ruim ou péssimo. Quando questionados apenas se aprovam ou desaprovam o governo, 49% dizem que não e 48% dizem que sim.
O resultado, ainda que negativo para o presidente, é mais favorável do que no levantamento anterior, divulgado em fevereiro, quando apenas 24% diziam considerar o governo Lula como ótimo ou bom — 32% como regular e 41% como ruim ou péssimo. Os dados de fevereiro foram os piores indicadores de popularidade para Lula em pesquisas realizadas pelo instituto em seus três governos.
Contudo, para efeito de comparação, no mesmo período de governo, em maio de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha 24% de bom ou ótimo, 30% de regular e 45% de ruim ou péssimo.
O Datafolha ainda aponta que 35% consideram que o governo vai ser ótimo ou bom daqui para frente, 28% esperam que seja regular e 35% acreditam que será ruim ou péssimo.
Na divisão por gênero, 27% dos homens avaliam o governo como ótimo/bom, enquanto 42% dizem ser ruim/péssimo. Já entre as mulheres, o índice de ótimo/bom é de 30%, contra 34% de ruim/péssimo.
O Datafolha entrevistou 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre 1º e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.