
Um dia após a divulgação dos números da avaliação do governo federal, a pesquisa Genial/Quaest aponta que o presidente Lula (PT) lidera todos os cenários de segundo turno para as eleições de 2026. O cenário mais apertado é na disputa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, em que o petista aparece com 44% contra 40%, diferença no limite máximo da margem de erro.
Além do cenário entre Lula e Bolsonaro, foram medidas as intenções de voto do presidente contra outros 7 adversários (ver quadro abaixo). A disputa mais próxima seria contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com vantagem de 44% a 38% para Lula.

Felipe Nunes, diretor da Quaest, avalia que os resultados apontam que a oposição não consegue traduzir a totalidade dos resultados negativos da pesquisa de avaliação do governo Lula, em que a desaprovação está em tendência de alta, em votos.
“Nas simulações de 2º turno contra qualquer candidato, há entre 14% e 18% que desaprovam o governo, mas comparando com outro candidato, ainda preferem Lula. E há entre 17% e 32%, dependendo da simulação, que preferem não votar em ninguém. Ou seja, nem toda desaprovação ao governo se transforma em voto em algum adversário, acaba virando alienação eleitoral”, disse, em avaliação nas redes sociais.
Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa Quaest entrevistou 2.005 pessoas acima de 16 anos entre os dias 27 e 31 de março em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.