Geral
|
19 de dezembro de 2024
|
19:02

DMAE inicia fechamento definitivo de comporta entre Av. Mauá e rua Padre Tomé

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
. O Dmae iniciou nesta quinta-feira, 19, o fechamento definitivo da comporta 3 do sistema de proteção contra cheias | Foto: Luciano Lanes/PMPA
. O Dmae iniciou nesta quinta-feira, 19, o fechamento definitivo da comporta 3 do sistema de proteção contra cheias | Foto: Luciano Lanes/PMPA

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou nesta quinta-feira (19) o fechamento definitivo da comporta 3 do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. A passagem, localizada na esquina entre a avenida Mauá e a rua Padre Tomé, já ficava permanentemente bloqueada antes da enchente, mas agora o portão será substituído por uma extensão do muro da Mauá, feita em concreto armado. A previsão é de que a obra seja concluída em janeiro.

“Temos, ao todo, sete comportas que deixaram de ser usadas para acesso ao Cais Mauá desde a construção do muro. Todas elas serão fechadas em concreto armado. Com isso, teremos mais segurança para a população, uma necessidade menor de manutenção e menos riscos de inundação da região em caso de novas cheias do Guaíba”, explica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

No dia 17 de maio, a comporta 3 foi arrancada pelo DMAE para facilitar o escoamento da água que inundava o Centro Histórico e possibilitar o acesso às casas de bombas 17 e 18, que estavam fora de operação. Na ocasião, o nível Guaíba atingia a marca de 4,62 m no Cais Mauá — a cota de inundação é de 3 metros –, mas o DMAE identificou uma diferença de 40 cm entre o nível da água na Av. Mauá e no Cais.

Além da comporta 3, também devem ser fechadas as passagens 5 e 7 no início de 2025. As comportas 8, 9, 10 e 13 também tem previsão de serem fechadas em definitivo, mas passarão por um processo de licitação pública.

O DMAE ainda avalia o fechamento da comporta 14, mas informa que isso ainda depende de estudo sobre o impacto da passagem na mobilidade urbana.

Já as comportas 1, 2, 4, 6, 11 e 12 continuarão móveis. Segundo o DMAE, as localizadas na avenida Castelo Branco serão substituídas por estruturas mais robustas, já as da avenida Mauá serão reformadas, com a melhoria do sistema de vedação para minimizar falhas. Estas intervenções também dependem de licitações previstas para 2025.

Comporta 1 (Usina do Gasômetro)
Comporta 2 (Cais Embarcadero)
Comporta 3 (Avenida Mauá x Padre Tomé)
Comporta 4 (Avenida Mauá x Sepúlveda)
Comporta 5 (Avenida Mauá)
Comporta 6 (Catamarã)
Comporta 7 (Avenida Mauá)
Comportas 8, 9 e 10 (Avenida Castelo Branco)
Comporta 11 (Avenida São Pedro)
Comporta 12 (Avenida Cairú)
Comporta 13 (Avenida Castelo Branco)
Comporta 14 (Avenida Castelo Branco x Voluntários da Pátria)

 


Leia também