Internacional
|
7 de outubro de 2023
|
08:09

Hamas promove ataque inédito contra Israel com mísseis e invasões por terra

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O grupo palestino Hamas promoveu um ataque inédito contra Israel, neste sábado (7), lançando milhares de mísseis sobre o território israelense e ações por terra e mar, com uso de veículos e inclusive paraquedas. Segundo as primeiras informações das agências internacionais, os ataques provocaram dezenas de mortos e algumas outras dezenas de israelenses foram sequestrados e levados para a Faixa de Gaza, de onde partiu o ataque. A ofensiva do Hamas pegou de surpresa as forças de segurança de Israel, que foram totalmente surpreendidas pela ação. Após o ataque, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. em um vídeo divulgado pelas redes sociais disse que o país está em “guerra”. Todos os reservistas israelenses foram convocados.

Militantes do grupo palestino divulgaram, pelas redes sociais, imagens do ataque que atingiu diversas cidades israelenses. Entre outras coisas, os vídeos mostram israelenses que teriam sido sequestrados e levados para Gaza, bem como ataques desferidos contra alvos militares e civis. Há ainda imagens de militares israelenses que teriam sido mortos na ação. No ataque, o Hamas usou escavadeiras e outros equipamentos para derrubar os muros e cercas instalados na fronteira entre Israel e o território palestino. Vídeos da ação mostram também a fuga massiva de colonos israelenses que estavam instalados em assentamentos próximos à Faixa de Gaza.

As Forças de Defesa de Israel confirmaram que, na manhã deste sábado, foguetes disparados da Faixa de Gaza atingiram diversas cidades e aldeias israelenses no sul do país. Além disso, confirmaram também que homens armados atravessaram a fronteira, ferindo civis e militares, e que pelo um militar  teria sido raptado e um blindado destruído com uso de um drone.

(*) Com informações de agências internacionais


Leia também