
Você está a lado das mulheres na luta pelo fim do feminicídio, do transfeminicídio, do lesbocídio? A partir desta pergunta, ativistas pelo fim do feminicídio no Brasil estão chamando, a partir desta sexta-feira (19), candidatas e candidatos de todos os partidos do campo democrático do país para que exponham publicamente sua posição contra os assassinatos de mulheres. Trata-se do chamado à ação “Eu assumo o compromisso pelo fim do feminicídio, transfeminicídio e lesbocídio”.
Pretendentes a cargos eletivos serão convidadas/os a publicar em suas redes uma manifestação de adesão à campanha, fazendo parte de um levante nacional contra essas mortes bárbaras, que deixam enormes sequelas na sociedade.
O Brasil é um dos países onde mais mulheres são mortas por “desprezo à sua condição de mulher” como preceitua a Lei 13.104/2015, e pela condição de gênero, de acordo com as Diretrizes Nacionais para Investigar Processar e Julgar os Feminicídios (2016).
Nos últimos seis anos ocorreram 7254 feminicídios no Brasil segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a maioria negras e vivendo em periferias. Mulheres lésbicas são alvos destes crimes. O Brasil vence o campeonato de assassinatos de transexuais, sendo 78% mulheres trans. Como esses crimes são subnotificados, há uma cifra oculta em torno dessas mortes.
A Campanha
A Campanha Levante Feminista Contra o Feminicídio foi criada em 2021 frente ao aumento dos feminicídios durante a pandemia e aos 40 anos desde a campanha “Quem Ama Não Mata”. Visa promover a indignação da sociedade e do estado brasileiros contra esta forma fatal de violência contra as mulheres, sob a consiga “Nem Pense em Me Matar”, como forma de alertar para as necessárias mudanças culturais.
Além de desenvolver ações direcionadas aos poderes públicos para que façam implementar as leis e as políticas públicas de prevenção, a Campanha, com o chamado EU ASSUMO deseja obter o compromisso de atuais, futuras e futuros ocupantes de cargos públicos no âmbito do legislativo e do executivo, em todos os níveis. E com essas pessoas que adiram ao chamado, construir estratégias conjuntas.
Acompanhe a Campanha Pelas redes do Levante Feminista Contra o Feminicídio:
Instagram: @levantefeminista
Twitter: @LevanteFem