
A Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta quarta-feira (17) que a área conhecida como Prainha do Iberê, localizada em frente à Fundação Iberê Camargo, será adotada pela empresa Boom, que instalará um contêiner no local e ficará responsável pela instalação de um novo mobiliária, conservação, paisagismo e urbanismo.
A adoção é resultado de um chamamento público lançado em maio e a proposta, única recebida, foi aprovada por uma comissão formada pelas secretarias de Serviços Urbanos; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Urbanismo; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Parcerias e o Gabinete do Prefeito.
“Recebemos uma única proposta no edital de adoção, mas a empresa preencheu todos os requisitos mínimos contratuais e superou as expectativas”, diz Pedro Meneguzzi, diretor de Parcerias da Secretaria de Parcerias.
Como contrapartida da adoção, a empresa poderá explorar comercialmente a área por cinco anos, prorrogáveis por mais cinco, com a venda de sucos naturais, açaí e sanduíches. O valor total de implementação é de R$ 100 mil, além de manutenção mensal de R$ 4 mil.
A previsão é de que a empresa instale até setembro o mobiliário urbano com identificação da marca e faça a limpeza da área. A finalização do paisagismo e da decoração, bem como a instalação de estrutura removível como ponto de venda, lixeiras, bicicletários, pallets, cadeiras de praia e outros mobiliários urbanos complementares estão previstos para ocorrer até dezembro.
Para o sócio-fundador da empresa Boom, David Fonseca, o foco do projeto é o clima de praia. “Como o lugar já é chamado de Prainha do Iberê, vamos aproveitar esse espírito de lazer e descontração”, diz.