
Após reunião do Gabinete de Crise do Estado, que emitiu Avisos – primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento – para todas as 21 regiões Covid, o GT Saúde divulgou nesta quarta-feira (1º) uma planilha com os dados das vacinas atrasadas por região. Taquara e Novo Hamburgo se destacam com os maiores atrasos tanto na segunda dose, quanto na dose de reforço.
A região de Taquara apresenta 9,9% de atraso na segunda dose e 45,1% na dose de reforço, enquanto Novo Hamburgo tem atraso maior na segunda dose, de 10,3%, e 41,5% na dose de reforço.
A planilha mostra o percentual de pessoas com mais de cinco anos de idade que tomaram a primeira dose (D1) e que poderiam tomar a segunda dose (D2), mas não tomaram, e o percentual de pessoas com mais de 18 anos que já tomaram a segunda dose (D2), mas que ainda não completaram o esquema vacinal, com a dose de reforço.
Ainda de acordo com o governo do Estado, cerca de 80% da população residente no Rio Grande do Sul está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 53,9% tomou a dose de reforço, completando o esquema vacinal. A vacinação contra a influenza, outra doença que compromete o sistema respiratório, é também vista como fundamental pelo Gabinete de Crise.