
Os estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que estão mobilizados pela reivindicação de uma casa do estudante própria tiveram uma boa notícia nesta segunda-feira (28). A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis anunciou que o atual prédio utilizado como creche da instituição será adaptado e transformado na Casa do Estudante Indígena.
Leia mais:
‘Somos como um passarinho preso na gaiola’, dizem mães indígenas da UFRGS
Segundo a UFRGS, a partir de agora será feito o trabalho de recolher materiais que estão no prédio da creche para serem utilizados em outros espaços da universidade. Ao mesmo tempo, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis irá organizar o mobiliário da futura casa do estudante.
Devido a essas mudanças, a data para a entrega oficial do novo espaço ainda não está confirmada e será combinado com os estudantes indígenas. Na próxima quarta-feira (30), dois representantes dos estudantes visitarão o prédio, acompanhados de funcionários da Pró-Reitoria.
A creche da UFRGS, atualmente desativada, se localiza no Campus Saúde, num espaço arborizado e com área comum.
No começo do mês de março, estudantes indígenas dos povos Kaingang, Xokleng e Guarani, em sua maioria mães, ocuparam o prédio onde funcionou a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Porto Alegre, na entrada do Túnel da Conceição, e que hoje está abandonado. Desde então, os alunos atuaram junto à UFRGS, à Prefeitura de Porto Alegre e ao Ministério Público Federal na reivindicação da construção de uma Casa do Estudante Indígena, demanda antiga e que até hoje não havia sido atendida pela Universidade.