Política
|
9 de agosto de 2021
|
17:55

Aos 21 anos, vereadora mais jovem da história toma posse na Câmara de Porto Alegre

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Doe qualquer valor para a chave:
pix@sul21.com.br
Vitória Cabreira (PCdoB) em discurso de posse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Vitória Cabreira (PCdoB) em discurso de posse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Nesta segunda-feira (9), tomou posse na Câmara de Porto Alegre a vereadora mais jovem da história do parlamento municipal. Vitória Cabreira, de 21 anos, é suplente e assume o mandato da vereadora Daiana Santos (PCdoB), que cedeu sua cadeira pelos próximos três dias. “Me sinto honrada”, afirma a jovem.

Vitória é líder estudantil e cursa Pedagogia. Para representar a luta dos estudantes, homenageados no próximo dia 11,  ela assume a cadeira. “A nossa chegada mostra para a juventude que é possível ocupar esses espaços que, em tese, não foram feitos para nós, e mostra que temos capacidade para colocar as nossas ideias, defender o que acreditamos e fazer uma política com a nossa cara”, diz.

Vitória Cabreira (PCdoB) em discurso de posse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Foto: Divulgação

A vereadora coordena o projeto Sobre Nós, que combate a pobreza menstrual com a distribuição de produtos de higiene e a organização de campanhas informativas. “Nós precisamos falar sobre pobreza menstrual e tratar isso como um problema de saúde pública”, afirma Vitória. “Que isso não seja apenas uma luta das pessoas que menstruam, mas de toda a população”, completa.

A estudante deve protocolar até quarta-feira um projeto de lei que cria o Dia da Conscientização da Pobreza Menstrual na cidade. Seu primeiro discurso na Câmara de Porto Alegre foi voltado ao tema, além de colocar em pauta questões ligadas à educação pública de qualidade, a defesa do meio passe estudantil e do Tri Escolar. “Falar de educação é justamente falar do que me trouxe até aqui. Não tinha como não tratar e defender uma educação pública de qualidade porque é o que eu trato diariamente”, diz.

Durante o período em que estará na Câmara, Vitória comporá a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece). A estudante obteve 1.651 votos nas eleições de 2020.


Leia também